Total de visualizações de página

sábado, 20 de junho de 2009

SOBRE O POLO INDUSTRIAL NAVAL II

O resultado da falta de discussão lógica, racional, expôs o Governo a uma medida ao nosso modo de ver drástica: está saindo uma medida provisória em que a RESEX da baía do Iguape será remanejada, para que o impedimento ambiental seja removido e o Polo definitivamente instalado. O que isso implica? Perdemos consideravelmente o poder de persuasão para discutir compensações sócio-ambientais pertinentes. Ou seria isso, ou até o Estaleiro de São Roque estaria impedido de montar duas plataformas para Petrobrás já devidamente contratadas, e aí... adeus divisas e trabalho qualificado para região. E quanto ao meio ambiente? Bem, quanto ao meio ambiente, este continuaria com a poluição esgoto-sanitária trazida pelo Rio Paraguassu das mais de vinte cidades banhadas por ele (o rio) e que efetivamente não possuem saneamento básico, ou as que possuem, têm um mínimo precário que não atendem à demanda e continuam a poluir o Rio. E, diga-se de passagem, de acordo com os resultados dos estudos da maré vermelha, fora este sim o seu principal causador.
Deixando a filosofia de lado, o que existe de verdade são os investimentos já definidos para região, a começar pela qualificação profissional, com direcionamentos consistentes e já determinados.

2 comentários:

  1. João.

    Será mais um empreendimento a valorizar apenas o VIL METAL? Será que por falta de estratégias RACIONAIS vamos de fato segregar e alijar os de sempre num processo tido como novo, mas que se traveste nos velhos trapos?
    Enquanto houver voz, pessoas com coragem e grandes coletivos o capital até entra, mas não no mesmo formato selvagem de 27 anos atrás na construção das plataformas pela empresa MONTREAL que SUMIU do MAPA.

    Deve estar no ESPAÇO SIDERAL e os prejudicados e sua descendência por ela e tantas outras empreiteiras padecem o preço da desqualificação e da ignorância de não escutar e pontuar politicamente a necessidade coletiva.


    Saud@ções Socialistas Pró Vida de Harmonia e Anti Homofóbicas!

    LYZ. 21/06/2009 (Querendo ir a Saubara no São João e você nem convida, RS! Extra Jornal)

    LGBT OMNI
    E Conselho Municipal
    dos Direitos da Mulher
    Cruz das Almas. Bahia
    www.lyzedebora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma discussão justa, e se a travarmos inteligentemente, com certeza não deixaremos repetir o fiasco da Montreal. Mesmo por que, vivemos em outro momento, com novas lideranças, e certamente com uma consciência e visão mais crítica da realidade, o que, por isso mesmo, não podemos admitir a simplificação do debate a jargões ultrapassados e "ambientalistas" ignorantes de nossa realidade.

    ResponderExcluir

Obrigado!