Total de visualizações de página

sábado, 14 de agosto de 2010

A Deusa Acorrentada

A Deusa Acorrentada


Jony Reys


Estava a ler a mitologia grega e a história de Andrômeda, acorrentada para sacrifício da vaidade divina e de Cassiopéia, decantada pela sua arrogância, me chamou a atenção. 
Fiquei a matutar sobre os horrores que se sucedem nas manchetes em relação às mulheres: mães, filhas, esposas, namoradas, amantes, etc... a violência que não é apenas física, mas também e principalmente psicológica.
Não se ceifa apenas a vida de uma mulher mutilando-a ou assassinando-a, ceifa-se também a vida de uma mulher quando se usa grilhões e terrores psíquicos para acorrentá-la a preceitos e preconceitos, pelo tênue,  sombrio e covarde ciúme, pelo egoísmo de quem não sabe alimentar a felicidade de alguém que se divide a caminhada da vida. 
Andrômeda foi salva pelo heroísmo de Perseu... E as mulheres que não têm um "herói" para salvá-las? que têm um pai como Ceceu que a ofereceu em sacrifício para salvar o reino ou uma mãe como Cassiopéia que pela vaidade, a manteve virgem e imaculada para que não a superasse em beleza? Ou um marido que a "acorrenta" para a "preservar" do mundo, numa tradição absolutista e  machista? Mitologia a parte, é necessário ainda, nos dias de hoje, que um Amor semideus, arrebate das correntes da beatice e da insanidade as Deusas que dão vida a raça humana, visto que não cabe a Liberdade conquistada o cativeiro insensato e doentio imposto ao sexo do amor, do lirismo, do companheirismo, da sagacidade, da alegria, do prazer, da inteligência, da coragem, da fertilidade. A natureza mais do que nunca precisa da Grande-Mãe.

11 comentários:

  1. Uhuuu... Dali Jony. Grande comentarista e poeta. Gostei da reflexão. Abraços!
    Elen

    ResponderExcluir
  2. Olá Jony, não sabia desta veia poético/literária...Muito bom texto,verdadeiro em cada palavra. A humanidade precisa redescobrir a energia da Grande Mãe, a Alma Feminina do planeta. Isto quem sabe trouxesse mais paz, suavidade e ternura ao cotidiano repleto de pequenas e grandes violências. Parabéns, um abraço!

    ResponderExcluir
  3. É verdade... busquemos a Grande-Mãe, sempre.

    ResponderExcluir
  4. È essencial que as pessoas redescubram valores que são essenciais á humanidade. È preciso dar um basta a toda repressão e a qualquer violência seja ela no toque, nas palavras...
    Falam-se sobre liberdade, mais infelizmente,vivenciamos em uma sociedade moralista.
    A humanidade precisa da "Grande-Mãe"...
    Interessante o texto!

    ResponderExcluir
  5. Meus parabéns!!
    Falar em mulher abrange parâmetros fundamentais para o mundo moderno.Ninguém inspirou mais canções como nos textos literários,nas telas dos grandes pintores,nas poesias de todas as épocas..
    Somente a alma da Grande-Mãe poderia fazer o primeiro homem desobedecer as ordens do seu Criador!!!

    ResponderExcluir
  6. Realmente, tudo que esta escrito aqui, condiz com a realidade da humanidade, alguns homens "nao afetando a todos" querem fazer de nos mulheres, bonecas de porcelanas, escondidas do mundo la fora...

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto, voce realmente é um verdadeiro literário.
    "Essa é a verdadeira realidade que muitos não enxergam".
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o texto pai! Reflexivo... Apesar de nao acreditar na "Grande Mãe". Agora, mas do q nunca, acredito q Tudo Posso, Naquele q me Fortalece. Bjos te amo

    ResponderExcluir
  9. Gostei da sua reflexão jony, mais achei machista, necessariamente uma mulher não precisa de um homem para protege-la, até porque se fossemos depender dos homens de hoje, estariamos perdidas. Mais gostei da sua visão literaria, é um ponto de vista.

    ResponderExcluir
  10. Concordo em tese, porém onde parece machismo...é mais uma crítica que um apelo...reflita.

    ResponderExcluir

Obrigado!